Central de Abastecimento do Malhado recebe melhorias
Na semana passada, a administração da unidade ofereceu um almoço à PM, com a presença do vice-prefeito e titular da Sedic, Carlos Machado (Cacá), para recepção do novo agente que coordenará o processo de segurança da região, o tenente aspirante Cerqueira Lima. “Além da execução dos serviços de manutenção, estamos reforçando a parceria com a Polícia Militar para promover melhores condições de trabalho e de uso da central aos ilheenses”, afirmou Carlos Machado. “Aguardamos o retorno da CAR (Companhia de Ações Regionais) sobre as intervenções de requalificação da unidade, projeto que fizemos em conjunto, no ano passado, e se encontra sobre análise do governo Federal para liberação de verbas”, informou o vice-prefeito.
Segundo o tenente aspirante, fazem parte da operação, a ampliação das rondas no entorno da unidade comercial, a maior aproximação com os cidadãos que trabalham e frequentam o espaço, bem como o reforço na comunicação entre negociantes e PM, através da distribuição de um cartão com números telefônicos de agentes da polícia que atuam na área, além do 190. “Estamos olhando a segurança por uma nova ótica, desenvolvendo um trabalho preventivo através do contato direto com a população e com os comerciantes aqui da central de abastecimento”, ressaltou o aspirante Cerqueira Lima.
Manutenção - De acordo com a diretora administrativa do espaço, Sandra Pimentel, a proposta é trabalhar diariamente para melhorar as condições locais de venda e consumo. A servidora explica que foi adotado um sistema de limpeza que inclui ações programadas e medidas de conscientização. “Nas noites de segunda e quarta-feira, fazemos a dedetização do local e, com o auxílio de um carro pipa, realizamos uma grande lavagem”,comenta a diretora, salientando que também são executadas atividades educativas, incluindo a promoção de palestras e a distribuição de folders sobre os procedimentos corretos para manter o bem estar no local.
A diretora destaca ainda a importância do trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). “Todas as semanas, bares, restaurantes e açougues, entre outros estabelecimentos sediados na central, são visitados por técnicos da vigilância. A proposta é fiscalizar as condições de venda, higiene e conservação dos alimentos comercializados”, esclarece. Atualmente, a diretoria administrativa conta com 34 servidores (22 na limpeza, seis na manutenção e seis na administração).